Publicado em: terça, 27 de setembro de 2022 às 11:58
Cirurgia Endoscópica da Coluna vertebral
O que é a cirurgia endoscópica da coluna vertebral; Os principais benefícios da cirurgia endoscópica da coluna vertebral; As patologias da coluna vertebral tratadas com a cirurgia endoscópica; Contra-indicações; Preparo; Pós-operatório.
A cirurgia endoscópica da coluna vertebral consiste em uma técnica moderna e inovadora de se operar a coluna vertebral de forma minimamente invasiva, ou seja, sem necessidade de grandes incisões. Portanto, o procedimento é realizado com menor necessidade de dissecção e sem agressão tecidual.
Conheça, nesse artigo, como funciona a cirurgia, suas indicações e a recuperação.
Você lerá o conteúdo dividido nos seguintes tópicos:
-
O que é a cirurgia endoscópica da coluna vertebral
-
Os principais benefícios da cirurgia endoscópica da coluna vertebral
-
As patologias da coluna vertebral tratadas com a cirurgia endoscópica
-
Contra-indicações
-
Preparo
-
Pós-operatório
O que é a cirurgia endoscópica da coluna vertebral
A cirurgia endoscópica da coluna vertebral consiste no tratamento cirúrgico de uma patologia da coluna vertebral através deste equipamento chamado de endoscópio. Por ser uma técnica minimamente invasiva, todos os instrumentais utilizados no procedimento são empregados por uma cânula (endoscópio) com menos de 1 cm de diâmetro.
O avanço médico permitiu que fosse acoplada uma câmera de alta definição ao endoscópio com uma fonte de luz que projeta as imagens em um monitor externo. Também é importante lembrar que toda a cirurgia é irrigada continuamente com soro fisiológico, diminuindo a chance de infecção.
Atualmente, a endoscopia de coluna representa uma das principais inovações no campo de cirurgia de coluna. A constante melhoria dos instrumentais e o avanço contínuo das técnicas cirúrgicas nesta área permitem que a cirurgia endoscópica da coluna vertebral seja realizada em um número cada vez maior de pacientes com diferentes patologias da coluna vertebral.
Os principais benefícios da cirurgia endoscópica da coluna vertebral são:
Com o avanço da técnica e dos instrumentais cirúrgicos, os trabalhos científicos demonstram uma série de benefícios da cirurgia endoscópica da coluna vertebral em relação à cirurgia tradicional. Estas vantagens estão relacionadas com a menor dissecção dos tecidos e musculatura da coluna vertebral. Além disso, por ser feita com infusão contínua de soro fisiológico, a chance de infecção pós-operatória é bastante baixa. Podemos citar:
-
Menor necessidade de dissecção
-
Menor incisão (cerca de 1 cm)
-
Menor agressão tecidual
-
Menos sangramento
-
Menos dor no pós-operatório
-
Menores taxas de infecção
-
Cirurgia podendo ser realizada sob sedação, ao invés de anestesia geral
-
Alta precoce
-
Retorno precoce ao trabalho e atividades diárias
Quais são as patologias da coluna vertebral tratadas com a cirurgia endoscópica?
O avanço das técnicas endoscópicas possibilitou o seu uso em praticamente todas as áreas de cirurgia de coluna, com exceção das deformidades complexas da coluna vertebral. As principais condições tratadas com a endoscopia de coluna são:
-
Hérnia de disco cervical
-
Hérnia de disco Torácica
-
Hérnia de disco lombar
-
Estenose de canal Cervical, Torácica ou Lombar
-
Estenose Foraminal
-
Cistos da coluna vertebral
-
Compressões radiculares (nervos) de múltiplas causas, como fibrose em artrodeses prévias
Contra-indicações
Instabilidade no segmento acometido e descompressões que possam causar instabilidade (como no caso de tumores).
Preparo
Embora seja uma cirurgia com mínima agressão, uma avaliação clínica e de exames deve preceder este procedimento cirúrgico. O paciente deve respeitar jejum de líquidos e alimentos sólidos por oito horas antes da cirurgia. Ações de prevenção de infecção também são utilizadas, como o banho e assepsia local com sabonete líquido à base de clorexidina a 2%.
Pós-operatório
A recuperação e a reabilitação de cada paciente são muito particulares pois dependem de características como idade, gravidade do caso, condicionamento físico prévio, sobrepeso ou mesmo se foi uma cirurgia de grande ou pequeno porte, por exemplo. Portanto, é fundamental conversar com o especialista de coluna responsável pelo caso para obter informações mais precisas.
De maneira geral, os pacientes submetidos à cirurgia endoscópica da coluna recebem alta no mesmo dia do procedimento. São liberados para deambular já no primeiro dia de pós-operatório, sem impedimentos ao autocuidado (podem tomar banho, trocar de roupa, utilizar o banheiro, alimentar-se e locomover-se com cuidado de forma independente).
O retorno médico é feito, em média, entre o 10º e o 14º dia de pós-operatório para avaliação da ferida operatória e iniciar o programa de reabilitação. A otimização da reabilitação é tamanha que muitos pacientes não precisam se afastar pelo INSS após uma cirurgia de coluna pela técnica Endoscópica, já podendo praticar suas atividades esportivas mais brevemente.
Para concluir, gostaria de salientar que a cirurgia endoscópica da coluna vertebral é uma evolução da cirurgia da coluna, mas não serve para todos os pacientes. O médico especialista deverá avaliar cada caso e verificar quando é possível utilizar esta técnica.
O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação médica criteriosa. Como a técnica possui uma curva de aprendizado longa para sua perfeita execução e com resultado otimizado, sugiro que consulte um especialista com formação específica na técnica e vasta experiência em executá-la. Entre em contato comigo e marque sua consulta!